top of page
DESAFIO LARANJA CELEIRO DE CRAQUES.png

REGULAMENTO PROJETO CELEIRO DE CRAQUES 

REGULAMENTO PROJETO CELEIRO DE CRAQUES – 2024

 

DAS FINALIDADES Art. 1º O Projeto Somos Várzea é um projeto da Associação Cultural Esportiva Meninos da Garoa, que desde 2015 em parceria com a Escola de Samba Unidos de Vila Maria vem levantando a bandeira do Futebol de Varzeano, evidenciando grandes momentos em programas ao vivo e reportagens na cidade de São Paulo.

 

Parágrafo Primeiro: Sabemos da importância do esporte em cada região das periferias da cidade de São Paulo. Então o Projeto Somos Várzea se preocupou em saber através de uma pesquisa junto aos professores e diretores nas comunidades de São Paulo. Essa pesquisa foi realizada em parceria da Prefeitura de São Paulo no ano de 2021 com intuito de obter dados pós pandemia sobre esses projetos. A conclusão em que chegamos foi a que em muitas das vezes os jovens se encontram em situação precária e que, tantas vezes, foram ensinados desde cedo a não enxergar possibilidade de melhora de vida, desistindo dos estudos e até de si mesmos. Esse tipo de mudança vai além do efeito individual, que já é extremamente considerável. Através destes projetos a melhora na vida desses atletas serve como exemplo para outras crianças em situação problemática que encontram alguém em quem se espelhar, em um país como o nosso, onde desigualdade social é tão grande e tantas crianças vivem o medo da violência diariamente e a evasão escolar é uma triste realidade.

 

Parágrafo Segundo: Nossa missão vai além da competição e sim uma maneira de evidenciar os trabalhos realizados e resultados positivos nas vidas destes jovens periféricos, Em sonhar com um futuro melhor seguindo no caminho do bem e incentivando a educação na sua formação como cidadão. Todos estes projetos nas comunidades precisam ser vistos e serem apoiados por mais pessoas e empresas que façam com que ganhem mais estrutura e possam agregar cada vez mais alunos e colaboradores. Seguimos fazendo a nossa parte em evidenciar e valorizar estes projetos, Gerar oportunidades é transformar vidas!

 

Parágrafo Terceiro: Celeiro de Craques é um projeto inovador e irá disponibilizar aos sábados na parte da manhã desafios ao vivo entre equipes formadas por jovens de 13 a 17 anos de projetos “Escolinhas de Futebol” dentro de todos os clubes da comunidade (CDCs), Centros esportivos (CEs) e Campos de associações na cidade de São Paulo.

 

REGULAMENTO:

DA PARTICIPAÇÃO Art. 2º Poderão se inscrever no Desafio Celeiro de Craques todas as equipes formadas por escolinhas de Futebol dentro de todos os clubes da comunidade (CDCs), Centros esportivos (CEs) e Campos de associações na cidade de São Paulo.

 

DAS INSCRIÇÕES Art. 3º As inscrições serão realizadas através de uma ficha de cadastro virtual em nosso site Cadastro Equipes | Somos Várzea (somosvarzea.com) assim em momento oportuno o nosso contato para passar o regulamento e data do confronto. 

 

Parágrafo Primeiro: A Comissão Organizadora descreve nesse parágrafo que todas as escolinhas inscritas serão avaliadas até serem escolhidas, citaremos  alguns critérios como: Escolinhas de Futebol dentro de todos os clubes da comunidade (CDCs), Centros esportivos (CEs) e Campos de associações na cidade de São Paulo.

 

Parágrafo Segundo: A Comissão Organizadora se reserva ao direito de encerrar as inscrições antes do prazo em decorrência de eventual excesso de inscritos.

 

DAS DISPUTAS Art. 4º Desafio Celeiro de Craques será disputada na modalidade masculina de futebol relacionando 11 (Onze) atletas em campo, As equipes não poderão em nenhuma hipótese ser mistas (compostas por meninos e meninas).

 

Parágrafo Primeiro : Desafio Celeiro de Craques é uma competição exclusiva formada em um sistema de confrontos entre escolinhas de futebol que fazem parte de clubes da comunidade (CDCs), Centros esportivos (CEs) e Campos de associações na cidade de São Paulo. O projeto irá disponibilizar ao vivo nas redes sociais aos sábados na parte da tarde desafios entre equipes no formato clássico "Quem Ganha Fica" As equipes serão formadas na Categoria de base podendo inscrever os atletas seguindo o regulamento da competição. Assim como a equipe vencedora do desafio inicial vai defender sua permanência no próximo confronto na data informada por nossa organização contra uma nova equipe desafiadora do seu posto de Reinado do Celeiro de Craques 2024. As Vitórias das equipes serão listadas no Ranking em nosso site e também os destaques dos confrontos terão sua ficha técnica em um lugar especial evidenciando suas habilidades em campo.

Local: CDC Cecília Meireles - Rua Soldado Anésio Antão Ferreira, 31 JD. Japão.  

 

DAS COMPETIÇÕES Art. 5º Cada equipe pode inscrever em até 22 (Vinte) atletas da sua escolinha de futebol devidamente matriculados.

 

Parágrafo Primeiro: Cada equipe pode inscrever em até 22 (Vinte) atletas da sua escolinha de futebol. Sendo 20 (Vinte) atletas de 13 a 16 anos nascidos entre os anos de 2008 a 2011 e também podendo incluir na relação mais 2 (Dois) atletas de 17 anos nascidos em 2007. Todos os documentos (originais) de todos os atletas deverão ser entregue no dia do desafio. Sem a apresentação do mesmo, o atleta estará impedido de competir.

 

 

 

Parágrafo Segundo: Não Serão permitidos no elenco atletas federados em 2024.

 

Parágrafo Terceiro: O desafio será um jogo de dois tempos de “40 minutos” obedecendo às regras oficiais de futebol de campo com uso de chuteiras de futebol society, em caso de empate não haverá prorrogação de tempo, em caso de empate em uma partida, haverá cobrança de uma série de 3 (três) pênaltis para cada equipe. Podendo ser estendida em cobranças alternadas até o desempate nas penalidades.

 

Parágrafo Quarto: As substituições de todos os jogadores do banco de reservas serão livres. O jogador que for substituído não poderá retornar ao campo de jogo.

 

Parágrafo Quinto: Professores ou assistentes dos times participantes devem ser maiores de 18 anos, podendo ser de ambos os sexos.

Observação: Somente 3 (Tres) responsáveis podem permanecer em campo declarando seus nomes e suas devidas funções junto a relação de atletas entregue a organização.

 

Parágrafo Sexto: Ao final dos confrontos do ano de 2024 será contabilizada a quantidade de vitórias das equipes e confrontos, caso haja empate será desempatado no critério de Saldo de Gols. Assim fazendo história e gravando seu nome entre os campeões anuais do projeto.

 

DOS FARDAMENTOS Art. 6º As equipes deverão disputar com seus próprios uniformes. Observação: Os uniformes devem estar numerados sem a numeração repetida.

 

 

DAS PUNIÇÕES Art. 7 º Qualquer organizador do Projeto Somos Várzea tem poderes para pôr na súmula do árbitro informações sobre atletas, torcedores, comissão técnica, entre outras informações, podendo levar a  punição, O desenvolvimento de atos de indisciplina tais como: agressão física e verbal, organização de tumultos ou brigas, dos jovens participantes, técnicos ou dirigentes, implicará na desclassificação automática da equipe no evento, ainda que seja a caminho para os jogos ou suas residências. A exclusão se estende ainda em casos de depredação de patrimônios públicos ou privados. Em caso de má fé por parte dos jogadores ou torcedores. Comissão Técnica também receberá punições bem como cartão amarelo e vermelho, por invasão, xingamentos, e atrasos da partida propositalmente.

 

Parágrafo Primeiro: Punição a qualquer irregularidade na documentação dos inscritos seguindo o Art. 5º DAS COMPETIÇÕES, desclassificação imediata da equipe caso algum atleta não relacionado ou não matriculado na escolinha de futebol da mesma estiver em jogo ou no banco de reservas. Assim como a mesma punição para o uso de má fé junto aos professores responsáveis para atletas federados no ano de 2024.

 

Parágrafo Segundo: Os jogadores que, por ventura, se machucarem deverão sair de campo por três minutos, até que se recuperem. Em caso de simulação, os árbitros irão encaminhá-los para os médicos também para o repouso obrigatório a fim de preservar sua integridade física. Observação: O treinador tem a opção de esperar os três minutos ou não para substituí-los.

 

Parágrafo Terceiro: Os que chutarem a bola intencionalmente para fora do estádio receberão cartão amarelo;

 

Parágrafo Quarto: A qualquer cartão vermelho o atleta não poderá ser substituído, obrigatoriamente o mesmo seguirá imediatamente para o vestiário.

 

Parágrafo Quinto: Para o atleta ou membro da comissão técnica que for expulso ou por 03 advertências com 03 cartões amarelos a pena é de um jogo. Se for por cartão vermelho por situação de expulsão. (Pena mínima de 01 jogo de suspensão).        

 

 Parágrafo Sexto: Para o atleta ou membro da comissão técnica que for expulso e for citado em um dos fatos: EX: por jogada violenta, fazer gestos obscenos, reclamar acintosamente com árbitros e organização, etc. (Pena mínima de 02 jogos de suspensão). 

 

 Parágrafo Sétimo: Para o atleta ou membro da comissão técnica que for expulso, e tentar agredir companheiro da equipe, adversário, árbitros e membros da organização. (Pena mínima de 03 jogos de suspensão).

 

 Parágrafo Oitavo: O atleta ou membro da comissão técnica que for expulso, e agredir o adversário e/ou companheiro. (Pena de exclusão de todas as atividades do projeto por no mínimo há 03 anos).

 

 Parágrafo Nono: O atleta ou membro da comissão técnica que for expulso, por agredir árbitros e organização. (Pena de exclusão de todas as atividades do projeto por no mínimo há 03 anos). 

 

 Parágrafo Décimo: Uma equipe que fizer tumulto generalizado, com agressões verbais, físicas e destruição das dependências do Campo de Jogo ou qualquer tipo de agressão por parte de atleta ou da comissão técnica da equipe participante, dirigida a adversários, equipe de arbitragem, ou representantes e dirigentes (Pena: Eliminação da competição (Pena de exclusão de todas as atividades do projeto por no mínimo há 03 anos). 

 

Parágrafo Décimo primeiro: W.O é a sigla em inglês para “Walkover” (“vitória fácil”, em tradução livre), punição aplicada a uma equipe quando ela, por algum motivo, não tem condições de disputar ou seguir disputando uma partida. Pode ser aplicado por diversos motivos, incluindo quando uma equipe não tem o número mínimo de atletas para iniciar uma partida, quando o time fica abaixo do número mínimo de jogadores em campo (sete), e em ocasiões onde um dos clubes não se apresenta ao campo de jogo ou o abandona.

Observação: O desafio pode iniciar somente com no mínimo 7 (sete) atletas em campo. Existe ainda o duplo W.O, caracterizado quando nenhuma das duas equipes comparece ou termina uma partida. Em ambos os casos, as equipes são derrotadas pelo placar de 3x0, independente do resultado com a bola rolando. Assim quando uma equipe não tem o número mínimo de atletas para iniciar uma partida. Para todos os casos listados acima como W.O. (Pena de exclusão de todas as atividades do projeto por no mínimo há 03 anos). 

 

DA PREMIAÇÃO Art. 8 º Serão premiados com medalhas todos os atletas participantes dos jogos, A Comissão Organizadora também irá premiar a equipe ganhadora com Troféu e aqueles que se destacarem na disputa da competição da seguinte forma: Melhor jogador (Destaque). Troféu Destaque.

 

 

DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 9º Os participantes concordam em autorizar o uso de imagens, conforme Pais e Professores na divulgação no site, anúncios em jornais, TVs. Documentários do projeto, fotos, vídeos, revistas e qualquer outro material áudio visual, para o Desafio Celeiro de Craques (Projeto Somos Várzea), Para todos os efeitos legais, os participantes do evento declaram que as informações transmitidas no ato das inscrições são verídicas, isentando o Projeto Celeiro de Craques e seus parceiros de qualquer informação ou demanda que, porventura, venha a ser apresentada em juízo ou fora dele.  A Comissão Organizadora reserva o direto de interromper o andamento da competição e alterar este regulamento, se assim julgar necessário em virtude de acontecimentos de força maior. 

 

Conheça o formato do projeto em nosso site: www.somosvarzea.com

bottom of page